Aproveitando o fato de ter que apresentar uma monografia na conclusão da minha pós-graduação em Marketing, resolvi justamente fazer um trabalho sobre ações de marketing para viabilizar economicamente estádios de futebol. No desenvolvimento desse trabalho, me deparei com alguns cases muito interessantes que, aos poucos, irei postar aqui no blog.
Primeiramente falaremos de dois cases de sucesso no exterior
Um exemplo famoso de como um estádio de futebol pode ser explorado comercialmente é o Allianz Arena (Munique), inaugurado em 31 de maio de 2005, simbolizando a união de forças de dois grandes times de Munique, o FC Bayern e TSV 1860 München. Concebido por dois célebres arquitetos, Jacques Herzog e Pierre de Meuron, o estádio é chamado por seus criadores como o Estádio dos Sentidos. Esta denominação é devido ao seu conceito futurista e modernidade de sua estrutura. Dentre elas, temos o exterior do estádio formado por almofadas de ar, que pode ser iluminado nas cores branca, vermelha e azul, conforme o clube mandante do jogo(vermelho o Bayern, azul para o 1860 Munchen). São 2.874 almofadas de ar, em uma área total de 64.000 m2.O design exclusivo e as instalações do estádio foram projetados para o conforto dos torcedores. Uma curiosidade, todos os assentos foram calculados e marcados à mão, antes de serem instalados. São três níveis com um total de 66 mil assentos. O estádio também oferece uma área de gastronomia, com restaurantes, lanchonetes, cafeterias, creches, áreas temáticas, instalações especiais para a mídia, sala para conferências e escritórios e 104 camarotes.
Outro caso a que deve ser citado é o do Emirates Stadium, em Londres, de propriedade do Arsenal, inaugurado em julho de 2005. Esse estádio foi construído para substituir o antigo Highbury Stadium, que tinha capacidade para 39.00 espectadores, e que estava situado em uma área com pouca possibilidade de expansão. Com uma lista de espera de sócios que havia sido encerrada há algum tempo, com mais de 20.000 membros, o Arsenal estava perdendo uma grande receita potencial, por isso a decisão de se construir um novo estádio.
Inicialmente o estádio se chamaria Ashburton Grove, nome da rua onde está localizado, mas em 5 de outubro de 2004, o Arsenal anunciou um acordo de patrocínio de £100 milhões com a companhia aérea Emirates Airlines. O acordo previa a mudança de nome para Emirates Stadium, como uma estratégia de marketing da companhia dos Emirados Árabes Unidos, que financiaria o projeto junto com o Royal Bank of Scotland. O projeto custou £430 milhões, incluindo o custo da infra-estrutura associada. O acordo previa também o patrocínio de camisa por um período de oito anos, a partir da temporada 2006 / 07.
O estádio foi inaugurado em 22 de julho de 2006 e tem uma capacidade de 60.432 espectadores sentados, tornando-se o quinto maior estádio de futebol no Reino Unido, e o segundo maior estádio da Premier League, atrás apenas do Old Trafford. É também o terceiro maior estádio de Londres, depois de Wembley e Twickenham, que sedia partidas de rugby.
De acordo com o Relatório e Contas relativo ao exercício financeiro de 2007/08, a Arsenal Holdings PLC - a empresa-mãe do clube londrino - atingiu uma receita global recorde de 281 milhões de euros e um lucro ilíquido de 46 milhões de euros.
Uma parte muito significativa destas receitas são resultantes das arrecadações no Emirates Stadium. Os 31 jogos que a equipe disputou em casa ao longo da temporada de 2007/08 renderam 122 milhões de euros, ou seja, quase quatro milhões por jogo. A assistência média foi de 60.070 espectadores, o que significa lotação esgotada (99,5% da capacidade do estádio) em todos os jogos. No total, as receitas cresceram quase 6,5% relativamente à temporada anterior e os custos salariais somaram cerca de 127 milhões de euros.
O estádio foi inaugurado em 22 de julho de 2006 e tem uma capacidade de 60.432 espectadores sentados, tornando-se o quinto maior estádio de futebol no Reino Unido, e o segundo maior estádio da Premier League, atrás apenas do Old Trafford. É também o terceiro maior estádio de Londres, depois de Wembley e Twickenham, que sedia partidas de rugby.
De acordo com o Relatório e Contas relativo ao exercício financeiro de 2007/08, a Arsenal Holdings PLC - a empresa-mãe do clube londrino - atingiu uma receita global recorde de 281 milhões de euros e um lucro ilíquido de 46 milhões de euros.
Uma parte muito significativa destas receitas são resultantes das arrecadações no Emirates Stadium. Os 31 jogos que a equipe disputou em casa ao longo da temporada de 2007/08 renderam 122 milhões de euros, ou seja, quase quatro milhões por jogo. A assistência média foi de 60.070 espectadores, o que significa lotação esgotada (99,5% da capacidade do estádio) em todos os jogos. No total, as receitas cresceram quase 6,5% relativamente à temporada anterior e os custos salariais somaram cerca de 127 milhões de euros.
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