O vocalista do Traffic, tecladista e guitarrista ocasional Steve Winwood teve sucesso como músico antes de entrar para a banda, tornando-se o vocalista do Spencer Davis Group, com 15 anos em 1963. The Spencer Davis Group lançou quatro singles Top Ten e três álbuns no Top Ten do Reino Unido, bem como dois singles no Top Ten dos Estados Unidos.
Winwood conheceu o baterista Jim Capaldi, o guitarrista Dave Mason, o multi-instrumentista Chris Wood, quando tocaram juntos no The Elbow Room, um clube em Aston, Birmingham.
Após Winwood ter deixado o Spencer Davis Group, em Abril de 1967, o quarteto formou o Traffic. Logo depois, eles alugaram uma casa de campo perto da vila rural do Aston Tirrold, Berkshire para escrever e ensaiar músicas novas.
Traffic assinou com o selo Island Records, de Chris Blackwell (onde Muff irmão mais velho de Winwood , também membro do Spencer Davis Group, mais tarde se tornou um produtor musical e executivo), e seu primeiro single, Paper Sun, se tornou um hit no Reino Unido em meados de 1967. Seu segundo single,Hole in My Shoes (composta por Dave Mason), foi um sucesso ainda maior, e se tornou uma de suas faixas mais conhecidas, mas preparou o terreno para aumentar o atrito entre Winwood e Mason, principais compositores do grupo . O terceiro single da banda, Here We Go Round the Mulberry Bush, foi feito para a trilha sonora do filme britânico de 1967 com o mesmo nome. Seu primeiro álbum foi Mr. Fantasy, produzido por Jimmy Miller e, como os singles, foi um hit no Reino Unido, mas não tão grande nos EUA ou em outro lugar, embora tenha chegado # 88 e ter nas paradas por 22 semanas nos EUA.
Mason deixou o grupo após o lançamento de Mr. Fantasy, mas voltou para seu segundo álbum, Traffic, lançada em 1968, que inclui a versão original de Feelin 'Alright, que mais tarde foi gravada com grande sucesso por Joe Cocker e Three Dog Night . A banda começou a excursionar pelos EUA no final de 1968, que levou ao lançamento, no ano seguinte, do próximo álbum da Traffic, Last Exit, onde um lado foi gravado ao vivo durante esta excursão. Em 1968, Winwood, Wood e Mason também contribuíram para as sessões do álbum duplo Electric Ladyland, de Jimi Hendrix.
Winwood, Wood e Capaldi brigaram com Mason, que acabou deixando o grupo. Os restantes três membros queriam levar o grupo em uma direção diferente, optando por um estilo folk / blues , diferente do estilo mais psicodélico do início da carreira, mas eles se separaram novamente antes de fazer qualquer gravação ou apresentação ao vivo.
Winwood então formou o supergrupo Blind Faith, com Eric Clapton e Ginger Baker , ex-Cream e Rick Grech, ex-Family, que durou menos de um ano, gravou um álbum e realiou uma turnê pelos EUA. Os demais membros da Traffic começaram um projeto com Mick Weaver, de curta duração (Mason, Capaldi, Wood e Frog), que fez algumas apresentações ao vivo e gravou algumas sessões para a BBC, mas acabou antes de entrar em estúdio para gravar.
Após a dissolução do Blind Faith, em 1969, Winwood começou a trabalhar em uma gravação solo, trazendo Wood e Capaldi para contribuir, e o projeto finalmente se transformou em um novo álbum de Tráfego (sem Mason), John Barleycorn Must Die, seu album de maior sucesso O Traffic aumentou sua formação em 1971, acrescentando Rick Grech no baixo, o baterista Jim Gordon, do Derek and the Dominos e o percussionista Rebop Kwaku Baah. O álbum ao vivo Welcome To The Canteen foi lançado em setembro e marcou a ruptura da banda com a United Artists Records. Ele não inluia o nome Traffic na capa, e foi creditada a todos os membros da banda, incluindo Mason, que voltou para seu terceiro e último período com a banda. Mason tocou duas canções de seu recente álbum a solo, Alone Together, e o álbum encerra com um cover da música Gimme Some Loving, do The Spencer Davis Group.
Após a saída de Mason, o Traffic lançou The Low Spark Of The High Heeled Boys (1971), que foi um Top 10 nos EUA, mas não entrou nas paradas do Reino Unido. Ele vendeu mais de meio milhão de cópias em 1972, quando recebeu um disco de ouro, e foi premiado com um RIAA disco de platina em Março de 1976 por mais de um milhão de vendas total. Mais uma vez, no entanto, problemas pessoais arruinaram a banda, com Capaldi partindo para uma carreira solo, e Grech e Gordon deixando a banda. Grech e Gordon foram substituídos pelo baterista Roger Hawkins eo baixista David Hood, a seção rítmica da famosa banda do Muscle Shoals Sound Studio.
A nova formação (Winwood, Capaldi, Wood, Kwaku Baah, Hawkins, Hood) excursionou pela América no início de 1972 para promover o LP, e seu concerto no Santa Monica Civic Auditorium em 21 de Fevereiro foi gravado em áudio multitrack e capturados em vídeo a cores, com múltiplas câmeras. A performance de 64 minutos, que apresenta uma seleção de clássicos do tráfego em som estéreo, excelente, que é a única gravação de longa duração da banda ao vivo, não foi transmitida pela televisão na época, sendo mais tarde foi lançada em home video e, recentemente, relançado em DVD.
Após a recuperação Winwood de uma peritonite, o sexto álbum de estúdio do Traffic , Shoot Out at the Fantasy Factory, foi lançado em 1973, e foi mais um sucesso. O álbum seguinte, When The Eagle Flies, lançado em 1974, inclui o baixista Rosko Gee. Depois disso, o Traffic se dissolveu. Sua dissolução foi seguida pelo lançamento de duas coletâneas da United Artists (Heavy Traffic e More Heavy Tráfego), as quais só continham material da primeira metade da sua carreira.
Rosko Gee e Rebop Kwaku Baah se juntaram a banda alemã Can para seus álbuns Saw Delight (1977), Out of Reach (1978) e Can (1979).
Capaldi e Winwood voltaram com o Traffic em 1994 para uma turnê pelos EUA, depois que um fã deixou uma mensagem de voz no hotel Bob Weir (do Grateful Dead), em Chicago, durante o tour de 1992 que promovia o álbum Scaring The Children, e sugeriu que seria legal se Traffic excursionasse com o Dead. Traffic abriu os concertos para The Grateful Dead durante a turnê de verão. Eles gravaram e lançaram um CD com novo material , chamdo Far from Home, sem Chris Wood, que morreu em 1983 de causas relacionadas com o álcool. O papel da flauta / sax na turnê foi interpretado por Randall Bramblett, que nunca tinha sido um membro da Traffic, mas tinha trabalhado extensivamente com Steve Winwood. O baixista da turnê foi Rosko Gee. Michael McEvoy se juntou ao line up tocando teclados, guitarra e viola, e Walfredo Reyes Jr. tocava bateria e percussão.
Planos preliminares para uma nova volta do Traffic foram interrompidos quando da morte de Jim Capaldi, aos 60 anos de idade, em janeiro de 2005, acabando com a parceria de composição com Winwood, que tinha abastecido o Traffic desde o seu início.
Discografia
Studio albums
* Mr. Fantasy – 1967 UK #8, US #88
* Traffic – 1968 UK #9, US #17
* Last Exit (side 2 live at The Fillmore West) – 1969 US #19
* John Barleycorn Must Die – 1970 UK #11, US #5
* The Low Spark of High Heeled Boys – 1971 US #7
* Shoot Out at the Fantasy Factory – 1973 US #6
* When the Eagle Flies – 1974 UK #40, US #9
* Far from Home – 1994 US #33
Live albums
* Welcome to the Canteen – 1971 US #26
* On the Road (live on tour in Germany) – 1973 UK #40, US #29
Nenhum comentário:
Postar um comentário